Felipe Porto, organizador da ANVIFALCON – Associação Nacional das Vítimas de Falsos Condomínios, dá entrevista à TV Globo de Brasília sobre a recente decisão do STF – Supremo Tribunal Federal, que considerou ilegais as taxas cobradas por associações de moradores que se fazem passar por condomínios, obrigando quem não se associou ou não quer mais fazer parte, a pagar e cobrando judicialmente aqueles que se recusam submeter à ilegalidade.

A reportagem foi ao ar no Bom Dia DF, na manhã deste dia 28/09/2011 e está tendo uma enorme repercussão no Distrito Federal, onde mais de 500 mil pessoas moram em “condomínios” irregulares e cerca de 3 mil ações de cobrança dão entrada anualmente contra moradores. Até antes desse precedente histórico do STF, todos vinham sendo condenados a pagar de forma indiscriminada pela Justiça local, independente de ser beneficiado ou não, estar do lado de fora ou não, considerando a figura esdrúxula do “condomínio de fato” e alegando o princípio do “enriquecimento ilícito”.

Agora essa situação de milhares de vítimas do Distrito Federal deve mudar radicalmente, a partir da decisão da instância máxima da Justiça brasileira. A reportagem foi conseguida depois de muita insistência junto à TV Globo local, pelo que sugerimos a todos os movimentos e associações de vítimas dos diferentes estados que usem esta entrevista como subsídio para provocarem outras reportagens, inclusive em jornais locais, dando a máxima repercussão possível a este que tem tudo para se tornar o “ponto de mutação” de nossa luta!

Veja a reportagem diretamente no site da Globo.com: http://video.globo.com/Videos/Player/Noticias/0,,GIM1644507-7823-ASSOCIACOES+DE+MORADORES+PODEM+SER+PROIBIDAS+DE+COBRAR+

TAXA+DE+CONDOMINIO+NO+DF,00.html

E também no site G1: http://g1.globo.com/videos/distrito-federal/v/associacoes-de-moradores-podem-ser-proibidas-de-cobrar-taxa-de-condominio-no-df/1644507/#/Bom Dia DF/page/1

(Matéria publicada com data anterior apenas para manter as manchetes acima em sua ordem de importância)